Farmácia Hospitalar

O mais completo conteúdo de Farmácia Hospitalar

Dengue e Chikungunya

O perigo dobrou: Dengue e Chikungunya saiba como proteger sua família.

A dengue é transmitida principalmente pelo Aedes aegypti, vetor também da febre amarela. É um inseto cosmopolita, encontrado principalmente em locais de grande concentração humana. Vive dentro das casas (sob mesas, cadeiras, armários etc.), alimentando-se da seiva das plantas. Somente a fêmea transmite a doença, quando pica o homem em busca de sangue para amadurecer os ovos. Ela ataca durante o dia, principalmente ao amanhecer e no final da tarde, preferencialmente nas pernas.

Em média, cada A. aegypti vive em torno de 30 dias e a fêmea chega a colocar entre 150 e 200 ovos de cada vez. Uma vez com o vírus da dengue, torna-se um vetor permanente da doença e pode transmitir a doença para suas crias.

Os ovos não são postos na água, e sim milímetros acima de sua superfície, principalmente em recipientes artificiais. Quando chove, o nível da água sobe, entra em contato com os ovos que eclodem em pouco mais de 30 minutos. Em um período que varia entre cinco e sete dias, a larva passa por quatro fases até dar origem a um novo mosquito.

O Aedes aegypti põe seus ovos em recipientes artificiais, tais como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, pratos sob vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água de chuva. Nas Américas, o mosquito utiliza ainda criadouros naturais, como bromélias, bambus e buracos em árvores.

A transmissão da dengue, bem como da febre amarela, depende da concentração do mosquito: quanto maior a quantidade, maior a transmissão. Esta concentração está diretamente relacionada pela presença das chuvas: mais chuvas, mais mosquitos.

Fonte: Exposição Virtual – INVIVO – Fiocruz

Fique atento e não deixe o mosquito se multiplicar.

1E mais  :

  • Manter os ralos limpos e com tela;
  • Deixar sempre limpos os recipientes para alimentar os animais;
  • Cuidar para que bromélias e outras plantas não tenham acúmulo de água;
  • Manter tratada a água das piscinas e das fontes;
  • Ao armazenar água, utilizar recipientes tampados;

Muito Importante: Se você perceber sintomas como:

virusdengue

Não tente se automedicar, é muito perigoso. Procure imediatamente uma das unidades de saúde.

Updated: 14 Novembro, 2015 — 7:07 PM
Farmácia Hospitalar © 2018 Frontier Theme